jump to navigation

Métodos de Conservação March 11, 2011

Posted by Searchable Content in Aí Tem Química, Conservação de Alimentos, Content, PT.
trackback


Que hablas? Quê?! Acabo de conhecer um primo do Uruguai!

Ele fica me perguntando “Que hablas” o tempo todo.

Ele não fala português? Fala só um pouco.

Minha tia foi morar no Uruguai há muitos anos e ele nasceu lá. Tem 12 anos, o moleque.

Sabia que tem um uruguaio na comunidade virtual da gente?

É mesmo? Que doideira! Doideira nada. Isso é globalização!

Pela comunidade, dá pra trocar idéia com gente do Brasil e do mundo todo.

Eu sei, estou zoando! Gente, como devia ser há 100 anos? Sem tv, sem telefone… Sem internet? Socorro!

Eu prefiro olhar pro futuro. Sabiam que os cientistas brasileiros fazem sucesso no exterior?

Conhecimento científico é com a gente mesmo.

Pra mim, a melhor parte da globalização é conhecer as comidas de vários lugares do mundo.

Tinha que ser, né, Edu… Mas é, outro dia minha mãe comprou umas carnes da Argentina no supermercado.

Eu vi também umas frutas secas que vieram do Marrocos.

O seu estômago deve ser o que mais vibra com a globalização, não é?

Eu fico bobo como essas comidas vêm de tão longe e não estragam.

Marrocos é mesmo longe à beça. Mas hoje há muitas formas de conservar os alimentos quando eles vêm de longe assim. Isso é verdade.

Tem muitos aditivos químicos e embalagens preparadas especialmente pra isso.

Isso dá um tema bom pra nossa comunidade. Ô se dá.

Um de vocês pode ir a campo dar uma pesquisada sobre os aditivos químicos usados na preservação de alimentos, enquanto eu já vou lançando o assunto na comunidade.

Que acham? Poxa, eu combinei de levar meu primo uruguaio pra passear daqui a pouco.

Mas esse assunto me interessa. Principalmente se for pra provar as comidas!

Me aguardem com novidades! Apressadinha! Ô… Boa sorte, hein!

A gente quer dar uma incrementada nesse assunto na comunidade.

Quer apostar que o tema sobre “aditivos para a conservação de alimentos” vai chamar atenção de muita gente? Você acha? Claro, Luiza.

Todo mundo come, não come? Então! E todo mundo se preocupa — ou pelo menos deveria se preocupar – em como é feita a conservação dos alimentos. Hoje em dia é mais fácil cuidar disso.

Por que você fala isso? Porque dá pra notar que as embalagens, por exemplo, ganharam muito mais destaque. Antigamente muita coisa era comprada a granel, em saquinho de papel. Granel?!

A venda a granel é aquela onde o consumidor pode escolher a quantidade que quer comprar.

Atualmente ainda é possível encontrar locais que vendem grãos à granel, como feijão, milho… Rações de cachorro também são vendidas dessa forma em alguns locais.

Eu sempre comprei os grãos já embalados em sacos plásticos!

Hoje em dia, quase todos os alimentos são embalados e com informações sobre os ingredientes e nutrientes expostas nos rótulos.

Uma Engenheiro Agrônomo tinha me falado isso. É bem mais prático, né?

Engenheiro Agrônomo? Tô gostando de ver.

Mas é muito mais prático mesmo. Lá em casa a gente faz compras de mês, e com tudo embalado adequadamente fica fácil de transportar, de guardar, de administrar.

Materiais como alumínio, vidro e plásticos ajudam muito a conservar os alimentos por mais tempo.

Por que há tanta preocupação com os alimentos no mundo?

Mas como é possível fazer com que os alimentos durem mais?

Mas como eu vou identificar, saber qual deles serve pra quê?

Mas no caso do antioxidante, como funciona?

Olha o que eu perguntei na comunidade: “Você sabe o que fazer para que uma maçã partida ao meio não escureça?” E responderam? Vem ver.

Se a gente pingar suco de limão ou de laranja na maçã ela não escurece.

Mas por quê, tchê?

Porque limão e laranja têm ácido ascórbico, que é um antioxidante!

É a chamada “vitamina C”. O gás oxigênio presente no ar reage facilmente com ela.

Então, quando adicionamos o suco de limão ou laranja à fruta, o gás oxigênio passa a reagir com a vitamina C, que sofre oxidação antes do alimento.

Ih, copiou do livro! Copiei não, pesquisei no meu livro de Ciências! Valeu, mestre!

A galera está mobilizada mesmo.

E isso porque eu ainda não publiquei tudo o que aprendi na entrevista com o engenheiro de alimentos.

Nossa, que cara é essa? Correu alguma maratona?

Esses moleques de 12 anos não cansam. Eu rodei atrás deles lá no zoológico pelo umas 15 vezes. Preciso repor minhas energias.

Hum… Que tal uma vitamina C?

Vitamina C é um bom começo. Mas acho que vou precisar do alfabeto todo.

Hoje a gente conheceu mais um pouco sobre a conservação de alimentos.

Descobrimos a existência dos aditivos, antioxidantes, conservantes, os flavorizantes.

Recursos para conservar os alimentos por mais tempo. Vale ressaltar que esses recursos não são a opçãos mais saudável para nossa alimentação.

O ideal é comer alimentos naturais sempre que possível sem nenhum aditivo. Quando for ao supermercado, se liga! Porque “Aí tem química”!

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a comment